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ITIL v3 - Foundations

ITIL® Foundation versão 3.0 - A ITIL® inicialmente surgiu como um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library e hoje ITIL® é uma marca. A ITIL® fornece um direcionamento para agregar valor para a organização, através da implementação de processos eficientes e eficazes no Gerenciamento de Serviços de TI, focando em Pessoas, Processos, Produtos e Parceiros. A última edição da ITIL® foi publicada em 2011. É um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). Foi desenvolvida no final dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente está sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.



Objetivos:
• Entender os princípios, conceitos e diversos processos da ITIL.
• Identificar os benefícios gerados pela adoção da ITIL.
• Entender as atividades, papéis e relacionamentos entre os processos da ITIL.
• Preparar para o exame de certificação.

Publico Alvo:
• Gestores de TI, profissionais de TI, consultores, desenvolvedores e usuários chave.

Duração do curso:
• 20 horas em 2,5 dias em período integral aos Sábados ou 5 noites.

Formatos: Este curso está disponível no formato Presencial e VLC (Virtual Live Classroom) com instrutor ao vivo a distância pela internet.

Opcionalmente, o aluno pode escolher o modelo Blended (Presencial e VLC) onde, como o nome sugere, os modelos Presenciais e VLC são misturados. Significa dizer que o aluno fica com a liberdade de escolher os dias em que ele assistirá as aulas presencialmente e os dias que estará assistindo as aulas de casa ou do escritório. Alguns alunos comparecem todos os dias, outros preferem assistir às aulas remotamente, outros intercalam comparecimentos presenciais com aulas a distância. Enfim, o aluno é quem determina a maneira de cada um dos dias de aula de acordo com sua disponibilidade, comodidade ou conveniência.

Conteúdo Programático:
• Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI
• Introdução ao Ciclo de Vida de Serviço de TI
• Estratégia de Serviço - Fornecer um direcionamento de como desenhar, desenvolver e implementar o Gerenciamento de Serviço de TI não apenas pela sua capacidade organizacional, mas como um Ativo Estratégico.
Processos:
 o Gerenciamento do Portfólio de Serviço
 o Gerenciamento Financeiro
 o Gerenciamento de Demanda
• Desenho de Serviço - Fornecer um direcionamento para o desenho e desenvolvimento dos serviços e processos do Gerenciamento de Serviço de TI. Desenha processos eficazes e eficientes, identifica e gerencia os riscos. Processos:
 o Gerenciamento do Catálogo de Serviço
 o Gerenciamento de Nível de Serviço
 o Gerenciamento de Disponibilidade
 o Gerenciamento de Capacidade
 o Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI
 o Gerenciamento de Fornecedores
 o Gerenciamento de Segurança da Informação
• Transição de Serviço - Fornecer um direcionamento no desenvolvimento e melhoria das capacidades para a entrada de serviços novos ou alterados no ambiente de operação. Processos:
 o Gerenciamento do Conhecimento
 o Gerenciamento de Ativos de Serviço e Configuração
 o Gerenciamento de Mudanças
 o Gerenciamento de Liberação e Implementação
 o Teste e Validação do Serviço
 o Avaliação
 o Planejamento e Suporte à Transição
• Operação de Serviço - Fornecer um direcionamento a coordenação e execução das atividades e processos necessários para fornecer e Gerenciar Serviços de TI em níveis acordados para os usuários de negócio e clientes. Funções:
 o Central de Serviço
 o Gerenciamento Técnico
 o Gerenciamento de Operações de TI
 o Gerenciamento de Aplicações
Processos:
 o Gerenciamento de Incidentes
 o Cumprimento de Requisições
 o Gerenciamento de Problemas
 o Gerenciamento de Eventos
 o Gerenciamento de Acesso
• Melhoria Contínua de Serviço - Fornecer um direcionamento para a criação e manutenção do valor para clientes, por meio da melhoria continuada da operação e dos serviços.
• Simulado
Ao término do curso, os alunos estarão aptos a:
• Entender os conceitos, processos e atividades da ITIL® versão 3.0.
• Identificar quais são os benefícios gerados na organização pela implementação da ITIL®.
• Preparar para o exame de Certificação ITIL® Foundation versão 3.0

Pré-requisitos:
• Não há pré-requisitos
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